Como pode ser uma tradição matar golfinhos!?

Em tempos que já vão longe, pescadores viam o seu sustento ameaçado pelas mais dóceis criaturas do oceano: os golfinhos que comiam tudo o que lhes aparecia pela frente, limpando literalmente as águas...
Nesses tempos, o amor e admiração que pudessem ter pelos animais era delegado totalmente para segundo plano, acabando por ter de se cumprir uma árdua e inglória tarefa de acabar com aquela "praga"... Acabar...!

Daí até hoje, num país que eu sempre considerara civilizado e defensor das maiores causas humanitárias e sociais, guardou-se daqueles tempos aquilo a que hoje se chama de tradição... Como uma espécie de ritual de iniciação à vida adulta, os jovens das ilhas Faroé (Dinamarca) reúnem-se anualmente junto à costa para caçar golfinhos! Sem dó nem piedade, desferem-lhes duros e frios golpes de arpão, deixando-os a chorar sangue, transformando como Moisés as águas aos seus pés em puro sangue...

Podem achar que estou a melodramatizar a questão, mas vejam por vocês mesmos!






Ainda hesitei um pouco antes de colocar as fotos, mas achei que nada melhor do elas mostra o horror que é isto a que chamam de tradição... Também podem ver vídeos no YouTube, basta uma rápida busca por "golfinhos na Dinamarca".
Há mais de um ano que este massacre se tornou público por meio de correntes de mails e vídeos do YouTube, mas até agora não apareceu um esclarecimento acerca desta situação por parte do Parlamento Europeu, seja para justificar (é possível!?) ou para informar que foram tomadas medidas para evitar situações destas no futuro... Infelizmente, porém, este problema está longe de ser único e localizado... Também no Japão e nas Ilhas Salomão no Pacífico, entre outros locais, se cumprem "tradições" semelhantes.

Mais do que o facto de cada vez mais espécies de golfinhos se verem ameaçadas da extinção, é importante reforçar que nenhuma tradição se pode sobrepor a direitos tão básicas e primordiais como o direito à vida (sim! os animais também o têm!).

Por fim, deixo apenas um último dado para reflectirem... O golfinho é um dos animais mais curiosos e simpáticos do reino animal, sendo que naturalmente se aproxima do homem com vontade de brincar... E estes animais ditos homens fazem-lhes o quê? É intolerável!

Vi nesse blog.

21 comentários:

Juliana Valentim disse...

Realmente triste.... mas é a mesma coisa q matadouros de aves, gado, suínos...só pq s~~ao golfinhos não qr dizer q sejam diferentes de outras fontes de carne.. e eu continuarei a comer carne...

Thiago - Guaavas' disse...

por mais triste e despresivel que possa ser, a amiga Juliana está 100% correta !

Unknown disse...

Acho totalmente errônia a questão que vcs disseram.Se matam aves,gados, é para nossa própria fonte de alimentação, e não acredito que se matem golfinhos para que as pessoas se alimentem da carne deles.Isso éum sacrifício sem justificativa.

!@! disse...

Discordo....matar animais, como a vaca,porco,ave etc, para se alimentar é uma coisa, agora matar animais por uma simples tradição é um absurdo!!!

Craash disse...

quando postei isso, quiz relevar a cruedade que sao submetidas esse animais, o ato de matar animais para o consumo, desde que nao seja exagerado ainda sim é toleravel mais, na boa mata golfinho pra vira homem?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Craash disse...

desculpe, removi o comentario por motivos obvios, mais sim sao golfinhos e sim novamente, é uma tradiçao como uma passagem a vida adulta

Unknown disse...

tradições são para idiotas! As coisas mudam... e foda-se que é pra mostrar que virou adulto... corte um pedaço do seu braço! pronto... não fere ninguém e mostra pros outros que é macho e pode ser homem já! uhul o/ e desculpe... mas juliana... é melhor se abster do que escreve o que tu escrevestes!

Craash disse...

concordo plenamente!, as vezes as pessoas esquecem que animais tb tem sentimentos, e mata-los a nao ser que seja para consumo é uma atitude na minha opniao nao é menos do que fútil

Craash disse...

e por favor nao esqueçam de ver os outros ótimos posts do blog!

Eli D. disse...

Bom, verificar a fonte é preciso! Acho muito superficial montar uma opinião em cima de uma simples notícia de internet. Criticar esta sociedade por matar golfinhos?! Nos nos matamos todos os dias pelas ruas das cidades...Os motivos podem ser milhares, inclusive superpopulção. Alguém vai reclamar da morte de coelhos na australia (grande praga). Alguém vai deixar de caçar cervos nos Estados Unidos?! Uma questão cultural não deve ser questionada e sim entendida. O que nos parece estranho, muitas vezes é simplesmente normal aos olhos dos outros. Perguntas: qual deve ser o índice de homicídio na tal ilha?! Será maior do que o daqui?

Juliana Valentim disse...

bom.. já vi essas mesmas fotos em outros posts, dizendo q era como caça para consumo.. mas se é para algum tipo de ritual ou tradição axo isso uma completa idiotice msmo. concordo q para isso não tem cabimento, mas de qlqr forma sendo pra consumo ou não. nós seres humanos parasitas nesse mundo.. esse ritual usa golfinhos e outros q usam bodes e e cabras??? isso tem de monte e ninguem ta nem ai.. ou até rituais satanicos com crianças..esse tipo de post sempre gera polemica.. expressei minha opinião sem ofender, espero q não me critiquem.. qndo expressarem a de vcs.

Lauro Daniel disse...

Olá,

Concordo com você Juliana,

Matar animais para consumo é completamente errado, matar por tradição é pior ainda.

Todos animais, inclusive nós animais humanos temos sentimentos, desejos e buscamos felicidade.

Grande Abraço;
Lauro Daniel

Craash disse...

Eli, concordo cara, mais sim eu pesqueisei, e a populaçao de golfinhos esta a cada ano diminuindo pois nao é só esse grupo de pessoas, se nao me engano na china ou japao, centenas de golfinhos sao liberados por ano para matança tb como uma tradiçao.

Eli D. disse...

Nobre Craash, primeiramente obrigado pela continuidade da conversa! Sempre interessante conhecer os mais variados pontos de vista e principlamente, ter um espaço civilizado para isto. Agradeço mesmo! Vou logo dizendo de cara que realmente não é das minhas imagens favoritas as fotos acima. Não conseguiria ter estomago para ver ao vivo mesmo...A grande questão que coloco é justamente sobre a cultura local. Como fã de antropologia, não posso fechar os olhos para o fato de que aquilo acontece (provavelmente há muito tempo) e com certeza por um motivo. Não podemos pegar nossas idéias erguidas sobre uma base cultural diferente e aplicá-las para aquela população. Não vamos entender e vamos sim, achar milhões de coisas acerca do eventos (na maioria injustas). E aí vem o medo (graças à Deus não vi um post assim): "morte aos matadores de golfinhos!" Temos que conferir através de um estudo sério, o real significado da matança. E acredite, talvez ela possa ser justa.

Craash disse...

Prometo-lhe entao, que nas minhas próxomas materias polemicas farei um maior estudo para nao cometer certos 'erros', fico feliz que tenha gostado ou odiado tanto o blog para voltar mais de uma vez. Abraços

Eli D. disse...

Imagina, gosto de discutir e também gosto de educação. Numa internet onde as pessoas se escondem em perfis falsos para agredir os outros, você dá sua cara à tapa e leva as discussões adiante. Obrigado pelo espaço! Prometo visitar sempre! Parabéns pela participação! Abração!

Craash disse...

Poxa cara brigadao ai, e espero postar várias outras coisas que nao só vc mais que agrade ou desagrade a todos, pq agradar TODAS as pessoas é um poco dificil haha :x

dandandan disse...

Tal prática foi adotada devido a necessidade de alimentar-se, o pais não tem terra fértil, eles chegam a sustentar-se por um ano com carne de golfinho...

Craash disse...

acho que se trata mais de uma tradiçao mesmo

Cardoso disse...

Parabéns pela iniciativa...temos que encontrar uma forma de acabar com estes assassinatos.

Cardoso
R+C

Postar um comentário