Governo alemão proíbe novo disco do Rammstein para menores de 18 anos



O novo disco do grupo Rammstein não agradou o governo alemão. As autoridades federais da Alemanha responsáveis pela proteção de jovens e crianças proibiram a venda do disco "Liebe ist für alle da" a menores de 18 anos.

A restrição não pára por aí. O CD não pode mais ser exposto em vitrines ou ter propagandas exibidas em qualquer veículo de comunicação. A música ""Ich tu Dir weh" ("eu te machuco", em tradução livre), atualmente em primeiro lugar das paradas alemãs, também não pode mais ser veiculada nas rádios. As informações são da rede alemã Deutsche Welle.
A última vez que o governo alemão censurou todo um álbum foi em 1987, quando proibiu a veiculação de dois discos da banda punk Die Ärtze.
O grupo se mostrou surpreso com a censura, e segundo o tecladista Christian "Flake" Lorenz, as autoridades têm uma "visão pequeno-burguesa da arte", e também acha que interesses políticos podem estar envolvidos no fato: "[o governo alemão] está interessado em ressaltar o caráter mais conservador da coalizão de democrata-cristãos e liberais".
Mesmo causando polêmica, o Rammstein é o grupo alemão mais bem-sucedido mundialmente, tendo vendido mais de 15 milhões de discos em 15 anos de existência.
Em setembro, o grupo lançou o clipe do single "Pussy", que contém cenas de sexo explícito. Isso gerou ainda mais controvérsia em torno da banda e do conceito artístico do grupo.

0 comentários:

Postar um comentário